06/07/2016 - Agasalhos doados em evento cultural aquecem jovens do sistema socioeducativo
LC/SECOM / VIJ-DF
O evento Sarau Quente aconteceu no sábado, 2/7, na Funarte, e arrecadou mais de 200 artigos de frio para os jovens em conflito com a lei
A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), recebeu nesta terça-feira, 5/7, 218 itens de frio arrecadados no evento Sarau Quente – a arte aquecendo Brasília, um dia cultural repleto de arte e calor humano que aconteceu no sábado, 2/7, no Complexo Cultural da Funarte para ajudar os socioeducandos.
Para transportar as doações até a Rede Solidária, na 909 da Asa Norte, o setor contou com o apoio voluntário do Sr. Ismar Nascimento, que se valeu de um caminhão de empresário da cidade para fazer o transporte. “Sempre que necessário, transporto doações para a Rede Solidária. Meu cunhado é empresário e coloca à disposição um caminhão para atender à Rede Solidária, o Rotary Club e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, no Hospital de Base. Nesse trabalho, não tem religião nem política. É uma ação do bem para o bem”, assegura.
Durante o evento, que aconteceu das 10h às 23h, artistas de diversos segmentos, como música, dança, contação de histórias e poesia, realizaram performances em troca dos itens de frio. Na ocasião, foram arrecadados cobertores, agasalhos, blusas, calças, meias, tênis e sapatos, além de 14 edredons, que serão destinados aos jovens do sistema socioeducativo.
O idealizador do evento, Alberto Salgado, disse que mais de 20 pessoas trabalharam de forma coletiva na realização do dia, entre artistas, técnicos de som e pessoas da sociedade civil. “A única contrapartida para participar do evento era levar um agasalho ou cobertor em bom estado, como todos gostamos de ganhar. Creio que mais de 200 pessoas prestigiaram o Sarau Quente neste ano”, diz.
O evento acontece uma vez por ano, sempre na época do inverno, e está na sua 3ª edição. Na primeira, os artigos doados foram destinados também à Rede Solidária e a pessoas em situação de rua. Salgado diz acreditar muito no trabalho da Rede. “Escolhi a Rede Solidária Anjos do Amanhã por confiar em sua vasta experiência, após conhecer o sério trabalho que realiza”, ressalta.
Tradicionalmente, o evento é realizado no Eixão Norte e conta com a presença de artistas voluntários de todo o DF. Porém, dessa vez aconteceu na ocupação da Funarte de Brasília, a Ocupa MinC/DF, onde já estavam concentrados vários artistas. Doaram seu talento no evento Alberto Salgado, Cris Floresta, Pecê Souza, Paulo Djorge, Duo Manacá - Dora Galesso e Lucia Valeska, Eduardo Rangel, César de Paula, Nyedja Gennari e Noélia Ribeiro.
Como tudo começou
A ideia do Sarau Quente foi concebida em uma noite fria de inverno. Ao se levantar para tomar água, dentro do conforto do seu lar em Brasília, Alberto sentiu frio o suficiente para fazê-lo refletir sobre as pessoas que passavam frio, principalmente os moradores de rua e as crianças. Então, pensou em fazer um sarau para incentivar a sociedade civil a refletir sobre o assunto e a doar agasalhos aos mais necessitados. Como forma de agradecimento às doações, a classe artística de Brasília ofereceria lindos shows em troca dos itens.
Seja um voluntário
A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado criado em 2006 pela VIJ/DF e faz parte da sua estrutura organizacional. Tem como missão gerar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Justiça da Infância e da Juventude possam ter acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As ações da Rede Solidária Anjos do Amanhã são desenvolvidas por meio da atuação de parceiros voluntários – pessoas físicas ou jurídicas. Para se tornar um voluntário da Rede Solidária, entre em contato pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3382/3285/3259.
Notícias