Notícias
25/04/2015 - Anjos do Amanhã promove curso para servidores da Justiça Infantojuvenil
NC/SECOM/VIJ-DF
As aulas gratuitas estão sendo ministradas por professora voluntária
Servidores da área técnica da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) e da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal (VEMSE) estão tendo a oportunidade de realizar gratuitamente o curso “HCR-20 – Avaliação de risco de violência”, proporcionado pela professora Elisa Walleska Krüger por meio de parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ. As aulas ocorrem até esta quinta-feira, 28/4, no auditório da VIJ, das 9h às 12h.
Segundo Gelson Leite, supervisor substituto da Rede Solidária Anjos do Amanhã, trata-se de um curso valioso que ajudará no aprofundamento de alguns temas relacionados ao trabalho da VIJ e da VEMSE. “A receptividade ao curso foi incrível, surpreendente”, afirma. A turma é formada por 16 servidores da VIJ e seis da VEMSE, além de quatro voluntárias da área de psicologia, nove psicólogos de instituições de acolhimento, sete psicólogos e uma pedagoga de unidades de internação de adolescentes do DF.
O curso foi montado em três módulos com aulas nos dias 19, 26 e 28/4. Na primeira aula, a professora agradeceu o empenho das pessoas que compareceram e falou sobre a dureza do trabalho dos que lidam com criminosos e infratores. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e voluntária da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Elisa falou ainda da importância de se ter uma visão que englobe os direitos humanos. “Não gosto da rotulação que segrega as pessoas em normais e anormais”, afirmou.
Para Gelson Leite, está sendo uma oportunidade de aproximação da voluntária com os técnicos da VIJ e da VEMSE bem como das entidades acompanhadas pelas varas. “Os exemplos de casos trazidos pela professora Elisa, a partir do seu vasto conhecimento e experiência, tornam o curso vibrante”, avalia o supervisor. A professora espera que, com o curso, os alunos possam formar grupos para disseminar o conhecimento e se colocou à disposição para participar e tirar dúvidas.
HCR-20
A avaliação de risco para ocorrência de comportamentos violentos é realizada por meio do instrumento HCR-20 (Versão 2). O HCR-20 é uma lista de verificação dos fatores de risco de comportamento violento que consiste em 20 itens, organizados em torno de 10 fatores do passado ("Históricos"), 5 variáveis do presente ("Clínicas") e 5 questões do futuro ("Manejo do Risco"), avaliados de zero (0) a dois (2) pontos cada um. Não se trata, no entanto, de diagnóstico de periculosidade.
Esta ferramenta é utilizada mundialmente em casos de avaliações psicológicas e psiquiátricas forenses e foi criada em 1995, no Canadá, pelo Dr. Christopher Webster, da British Columbia Forensic Psychiatric Services Comission. No Brasil, o HCR-20 foi validado pela Dra. Lisieux Elaine Barbosa e traduzido pelo Dr. José Taborda, ambos psiquiatras forenses e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS.
Conheça a professora
Elisa Walleska Krüger Alves da Costa é professora substituta do Departamento de Psicologia Clínica e Cultura da UnB. Coordenadora do Grupo Personna de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Criminalidade, Violência, Perversão e "Psicopatia". Mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Especialista em Psicologia Jurídica pelo CFP. Psicóloga clínica (CRP 01/14.461). Professora do CRR/UnB em capacitações sobre crack e outras drogas. Membro suplente do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atuou no GIPSI (Grupo de Intervenção Precoce nas Psicoses) na Universidade de Brasília. Associada à IEPA (International Early Pychosis Association) na Austrália. Voluntária da Rede Solidária Anjos do Amanhã (VIJ/ TJDFT). Membro da Ascer (Associação de Saúde Mental do Cerrado). Representante da Aliança Internacional Brasil-Marrocos. Perita forense.